Bairro do Bom Retiro na Década de 70.

Passadoria e o Bairro Bom Retiro

Localizado na região central de São Paulo, o bairro do Bom Retiro é uma região tradicional para a indústria de roupas e de passadoria industrial.

Em Institucional

Bom Retiro na década de 70
Foto: Folha Press
O bairro do Bom Retiro, localizado na região central de São Paulo, é considerado como uma das mais tradicionais áreas comerciais da cidade. Com diversas opções de comércio e serviços, o bairro também se destaca por ser um berço das empresas de passadoria

A ligação do bairro com a indústria da roupa é antiga, graças à imigração de judeus e gregos no século XIX , que transformaram o Bom Retiro em uma região conhecida por ser o centro de comércio de roupas baratas na cidade de São Paulo. Com o passar do tempo as lojas do bairro se modernizaram, passando também a atender um público mais exigente, que procurava por roupas mais elegantes.

Esse fluxo maior de pessoas interessadas na indústria da roupa, aliado ao fato do bairro estar em uma região que possui fácil acesso, tanto por meio de transporte público quanto de carro, fez com que as empresas de passadoria enxergassem no Bom Retiro uma grande oportunidade para se estabelecerem e ampliarem seus negócios.

Outra razão que favoreceu o bairro do Bom Retiro a receber diversas empresas de passadoria é o fato da região possuir um bom número de lavanderias e empresas de engomadaria, que são empreendimentos que trabalham em passar roupa a ferro.

Ruas tradicionais do bairro, como a Rua dos Italianos e a Rua da Graça, foram por muito tempo opções habituais para quem procura por máquinas de passadoria industrial ou para quem busca por equipamentos que possibilitem melhorar as técnicas de passadoria.

Recentemente, por conta da crise econômica e alguns fatores externos, uma série de empresas do ramo de passadoria industrial fecharam ou mudaram para bairros vizinhos, como o bairro da Mooca, por exemplo.